Fique a par das últimas notícias

X

Quer saber tudo sobre o Santa Clara?

Anderson Carvalho completa 100 jogos pelo Santa Clara

Anderson Carvalho, capitão centenário no CD Santa Clara. Na quarta temporada ao serviço dos açorianos, um marco importante na carreira do médio brasileiro. Apenas o 3º jogador do atual plantel profissional do clube a alcançar a marca dos 100 jogos (depois de Marco Pereira e Lincoln), Anderson Carvalho fê-lo depois de lesão grave na época de estreia, algo que o faz apreciar ainda mais a meta alcançada na vitória diante do Estoril Praia, no passado domingo.

 

Um clube que confiou em si

 

«É um clube que confiou em mim e os números falam por si e dizem que também pude retribuir essa confiança», começou por dizer ao departamento de comunicação do CD Santa Clara. «É um marco importante na minha carreira completar 100 jogos pelo clube», continuou. De facto, com a sua energia contagiante e espírito de grupo, Anderson Carvalho retribuiu toda e qualquer confiança sempre que entra em campo. Esta temporada o ‘antivírus’ alberga uma média de 4.8 ações defensivas por jogo, algo que diz muito sobre a sua importância no setor médio do emblema açoriano.

 

Chegar a este patamar depois da lesão

 

Em janeiro de 2019, um dia inesquecível para Anderson Carvalho, mas pelos piores motivos. O médio descreve a lesão no joelho direito como «o pior momento da carreira», mas afirma igualmente que o facto de ter ultrapassado o problema e regressado forte, tendo agora a responsabilidade de capitanear a equipa do Santa Clara, ainda afere um significado mais especial ao marco alcançado. «Graças a Deus que eu estava em um clube que me deu todo o suporte para eu poder recuperar bem. Naquele momento confesso que não imaginei que chegaria a esse marco, ainda mais sendo capitão, que dá um sabor mais especial», afirmou. O brasileiro faria o seu regresso em dezembro, quase um ano depois.

Boa disposição contagiante!

Líder dentro de campo, Anderson é um dos mais contagia o grupo de trabalho com a sua boa disposição e espírito

 

Líder por exemplo

 

É raro o momento em que Anderson Carvalho não está a sorrir durante o dia de trabalho. Independentemente do cansaço e fadiga, e do quão exigente foi o treino, o médio tem uma boa disposição que contagia não só os demais colegas, mas todo o grupo de trabalho que diariamente luta pelos mesmos objetivos. Uma presença carismática no balneário do Santa Clara, é igualmente um portento de foco e mentalidade vencedora em dias de jogo, liderando por exemplo sempre que entra em campo.

 

Influências na liderança

 

Afirmando que ser capitão do Santa Clara «é uma honra enorme», Anderson enumerou ainda dois dos antigos capitães do clube com quem aprendeu muito: «Espero estar capacitado para continuar exercendo essa posição da melhor forma possível. Partilhei o balneário com Pacheco e Accioly, que são exemplos de como ser capitão e aprendi muito com eles», sendo que este último continuou no clube depois da retirada dos relvados, como treinador adjunto e uma das peças importantes da equipa técnica açoriana.

 

«O meu filho ainda tem mais sorte que eu…»

 

Nos Açores desde 2018, a relação de Anderson Carvalho com o clube e a comunidade vai muito para além dos relvados. Como é hábito em muitos atletas que passam pelo clube, a paixão pela beleza natural e pela vida na ilha de São Miguel é visível desde os primeiros dias. «Já sou açoriano de coração, eu e a minha família adoram este lugar. Inclusive o meu filho nasceu aqui. Ele ainda é mais sortudo do que eu, porque pode dizer que nasceu nessa terra linda», disse entre sorrisos, proferindo o seu amor à ilha e região.

«Sou açoriano de coração. O meu filho pode dizer que nasceu nesta linda terra!»

Anderson capitaneou o Santa Clara na meia-final da Final Four da Allianz Cup, um dos jogos marcantes da história do clube

 

O emocionante testemunho antes de Leiria

 

A chegada à Final Four da Allianz Cup foi um marco importante na história do Santa Clara, e como parte da antevisão da partida diante do Sporting, a Liga Portugal desafiou Anderson Carvalho a escrever algumas palavras para a magazine oficial do jogo. «Não estaremos representando apenas o Santa Clara, mas sim uma região. Tenho a certeza que os adeptos estarão apoiando e dando força em todos os momentos! Agora é hora de desfrutar desse lindo momento e foco total para continuarmos a fazer história!» O capitão tocou num ponto fundamental, a «humildade e entreajuda» que caracteriza este singular grupo de trabalho.

 

Mensagem para quem apoiou desde o início

 

«Muito obrigado pelo carinho, quando somos reconhecidos no que fazemos isso só nós dá mais força para prosseguirmos», referiu. Aquando da sua substituição ao minuto 72′, frente ao Estoril Praia, o capitão do Santa Clara foi meritoriamente ovacionado pelos Bravos Açorianos que marcaram presença no Estádio de São Miguel.

 

Consolidar o clube na elite do futebol português

 

O Santa Clara cumpre a quarta época consecutiva na Primeira Liga e Anderson Carvalho fez parte de todas elas. Aos 31 anos, e agora como jogador centenário no clube, refere que o objetivo principal é o de consolidar cada vez mais o emblema açoriano no principal escalão do futebol nacional: «É o nosso objetivo principal conseguir a consolidação do clube na Primeira Liga. Eu e todos os elementos do clube trabalhamos muito para isso. Acredito que vamos conseguir», concluiu.

 

Em nome de todos os elementos do clube, congratulamos Anderson Carvalho pela chegada aos 100 jogos pelo clube.