Ato eleitoral- Esclarecimento

COMUNICADO – ESCLARECIMENTO

Eleições para os Órgãos Sociais do CDSC

 

Assunto: Notícias na RTP-Açores e nas Redes Sociais – “Suspeição de fraude nas eleições para os Órgãos Sociais do CDSC, do dia 18 de Maio”.

                                                                                                            

Exmos. Senhores,

Caros Sócios do CDSC,

 

Os membros da Mesa da AG-CDSC informam que todo o processo eleitoral foi transparente e não têm conhecimento de qualquer pedido de informação e esclarecimento, de nenhuma instituição, do recente ato eleitoral para os Órgãos Sociais do CDSC.

Todos os documentos, referentes ao ato eleitoral do Órgão Sociais do CSC, de 18 de Maio de 2021, os processos de candidatura, as atas, as listagens de sócios, as credencias dos sócios e os boletins de voto, estão guardados para sustentar a prova da normalidade do ato eleitoral.

Todo o processo está conservado, arquivado e passível de investigação.

 

Assim, em reunião da Mesa da AG realizada no dia 5 de julho de 2021, foi deliberado, em nome da reposição da verdade dos factos, dar nota pública do seguinte:

 

1 – A lista dos sócios foi elaborada pelos serviços administrativos do CDSC e entregues à Mesa da AG-CDSC.

2 – A lista dos sócios – caderno eleitoral foi entregue às duas listas candidatas com as limitações da antiguidade dos sócios votantes e dos que não podiam exercer o seu direito de voto, por não estarem inscritos há mais de seis meses e validada e aceite, em reunião prévia ao ato eleitoral, pelos membros representantes das duas listas e pelos membros da Mesa da AG-CDSC.

3 – Em reunião prévia, os membros da Mesa AG-CDSC validaram todos os candidatos e aprovaram todos os documentos apresentados pelas duas listas candidatas.

4 – O ato eleitoral correu de forma normal e sem registos de anormalidades.

5 – Durante o ato eleitoral, cada sócio foi credenciado pelos funcionários do clube, supervisionados pelos delegados das duas listas, sempre presentes no procedimento, registando o seu número de sócio, perante identificação (cartão de sócio ou cartão de cidadão) e emissão da credencial.

6 – Na mesa da urna estavam presentes os membros da mesa responsáveis pelo ato eleitoral, sempre acompanhados pelos dois representantes das duas listas candidatas que em posse da lista oficial dos sócios – caderno eleitoral, iam acompanhando e confirmando os sócios votantes.

7 – Depois das 19 horas, reuniu-se os membros da Mesa e os delegados das duas listas, procedeu-se à conferência dos registos de sócios votantes das duas listas, em conformidade com a lista da mesa da AG-CDSC e de seguida, deu-se início à contagem dos votos.

8 – Apurou-se os resultados e não houve registo de reparos, nem reclamações de ambos os delegados das duas listas candidatas.

9 – Anunciou-se os resultados aos sócios e aos órgãos de comunicação social presentes na rua, à frente da sede, onde decorreu o ato eleitoral.

10 – Elaborou-se a ata da Assembleia Geral Eleitoral e a ata da Tomada de Posse.

11 – A Mesa da AG deu posse aos candidatos vencedores.

 

A Mesa da AG do CDSC lamenta as notícias e a malvadez da interrogação, desprovida de verdade. A má e caluniosa informação, também, existe e circula com leviandade. O CDSC, só entende a suspeição pelo desespero de quem quer criar confusão e quem tem mau perder. Os sócios e os votantes merecem respeito. A técnica de conspiração é bem conhecida pelo CDSC, quando não se tem a aceitação dos sócios. O desespero de quem está habituado a perder e ser ignorado pelas suas ideias intriguistas e ácidas que levam à maquinação do caos, para impor orientações atabalhoadas e minoritárias.

Todavia, o CDSC é muito grande, com uma História prestigiante e efetuou as suas eleições para os Órgãos Sociais com uma grande participação, de forma organizada e transparente.

A grandeza, a notoriedade e o prestígio do CDSC incomoda os nossos adversários externos e internos, assim como, as pessoas cobiçosas e desprovidas de aceitação nos destinos do nosso clube.

O CDSC exige respeito pelos seus sócios e simpatizantes.

O CDSC é um clube de bem e com provas dadas ao Desporto da Região Autónoma do Açores.

 

Ponta Delgada, 5 de Julho de 2021

 

Os membros da Mesa da Assembleia Geral do CDSC

 

Ricardo Manuel Viveiros Cabral – Presidente da Mesa da Assembleia Geral do CDSC

Hernâni Luís Ferreira Bettencourt – Vice-Presidente

João Manuel Tadeu Amaral Ricardo – Secretário

Alfredo Martins Soares Azevedo – Vogal

António Roberto Cabral Garcia – Vogal