O Presidente da Santa Clara Açores, Futebol, SAD deu uma conferência de imprensa na tarde deste sábado na sequência da cessação de contrato com o ex-técnico do Santa Clara Mário Silva, que foi naturalmente um dos temas abordados na sala de imprensa do Estádio de São Miguel.
Após uma breve introdução, Bruno Vicintin colocou-se à disposição das perguntas dos jornalistas presentes sobre diversos temas da esfera do clube, numa conferência onde não ficou nada por responder.
PALAVRA AOS SÓCIOS
“Acho importante pedir desculpa aos sócios e aos adeptos pelos maus resultados mas podem ter a certeza que ninguém está mais chateado do que eu e do que quem trabalha neste clube. Como já disse várias vezes, isto é o meu projeto de vida.
Desde o inicio, fui muito bem recebido nos Açores, uma terra de gente humilde, trabalhadora e este clube tem que ser o reflexo disso mesmo, tem que representar os valores desta região. Sabemos todos que temos que dar muito mais e isso já foi passado ao plantel.”
MÁRIO SILVA
“Antes de mais quero agradecer publicamente aquilo que o Mário fez no clube, o ano passado fez um excelente trabalho reconhecido por todos. O Santa Clara vinha de excelentes resultados mas acabou por perder alguns jogadores chave, nós tivemos que reconstruir o plantel e nesse processo de reconstrução, as coisas simplesmente não encaixaram. A culpa não é só do Mário, aqui no Santa Clara quando ganhamos, ganhamos todos e quando perdemos, perdemos todos. Desejo-lhe as maiores felicidades pessoais e profissionais daqui em diante.”
NOVO TREINADOR
“Nós não estamos à procura de um nome em concreto, nós procuramos um perfil que encaixe naquilo que são as nossas ambições. Não queremos precipitar-nos na escolha, queremos trazer a pessoa certa, para o lugar certo.”
BALANÇO DOS 4 MESES À FRENTE DO CLUBE
“Posso garantir aos sócios e adeptos do Santa Clara que se não tivéssemos assumido a SAD e feito a injeção de capital que fizemos, dificilmente o Santa Clara sobreviveria este ano. Conseguimos empregar uma estabilidade financeira que não existia até então, todos os funcionários recebem atempadamente e até antecipadamente e agora todos os fornecedores querem trabalhar com o Santa Clara, no fundo conseguimos dar uma credibilidade ao clube que antes não existia.
Com isto, quero dizer aos sócios que estruturalmente o clube está a evoluir a olhos vistos e que mais tarde ou mais cedo, isso vai repercutir-se no campo.”
FUTURO DO CLUBE
“Acima de tudo, aquilo que queremos é fazer crescer este clube, mas antes temos que criar condições para esse mesmo crescimento. Qualquer projeto desportivo de sucesso quer em Portugal, quer em qualquer parte do mundo, passa por ter um centro de treinos para melhorar não só as condições de trabalho do futebol profissional, como também para criar uma base sólida que torne possível a aposta na formação. Mas isto não é possível fazer em 4 meses, é algo que vai demorar algum tempo. Isto é um projeto de presente e de futuro.”
MERCADO DE VERÃO E APOSTA NO MERCADO BRASILEIRO
“Quando efetivamos a compra da SAD, só nos restavam 2 semanas de janela de transferências e as oportunidades de negócio no mercado português eram escassas ou até mesmo inexistentes. Os nossos melhores jogadores tinham acabado de ser vendidos e achamos que tínhamos que atacar o mercado para fortalecer a equipa.
A aposta no mercado brasileiro tem sido muito falada, mas a verdade é que historicamente o Santa Clara sempre teve vários jogadores brasileiros. Na temporada 2018/2019 tínhamos 13 brasileiros no plantel; 2019/2020 tínhamos 12; esta temporada temos 13 brasileiros no plantel, exatamente o mesmo número que há 4 anos e na altura essa questão não se colocava, coloca-se agora porque o maior acionista é brasileiro.
Com jogadores brasileiros, portugueses, japoneses ou uruguaios, nós queremos é ganhar jogos e colocar o Santa Clara onde merece.”
MERCADO DE INVERNO
“Estamos muito atentos ao mercado, temos mais 3 vagas por ocupar e esperamos fazê-lo. O nosso foco recaí em jogadores que nos ofereçam um misto de qualidade e experiência, mas acima de tudo procuramos jogadores de qualidade. Além dos que ainda virão, tivemos o regresso do Costinha que é sem dúvida uma excelente noticia porque passado quase um ano e meio, foi visível o nível a que se exibiu frente ao Braga apesar da derrota. O Kento por sua vez, também é um jogador que nos vai trazer muitas coisas, além da sua qualidade que é inegável, ele era capitão do maior clube do Japão e tenho a certeza que vai ser um elemento importante no nosso projeto. “
FUTURO IMEDIATO
“O plantel está a trabalhar às ordens do Accioly, não sabemos se já teremos o novo treinador para o jogo com o Portimonense mas para já a equipa está bem entregue.
O Accioly é uma referência neste clube, uma pessoa com uma competência e profissionalismo inequívocos que quando cheguei aos Açores, uma das primeiras coisas que me disse foi: “Presidente, o Santa Clara é a minha vida”, e quando ouvimos isto de alguém como ele, é impossível não ficar tranquilo. “
Assista na íntegra à conferência de imprensa de Bruno Vicintin: