Fique a par das últimas notícias

X

Quer saber tudo sobre o Santa Clara?

«Estamos juntos com o objetivo de dar a volta»

Com o primeiro derby insular da temporada à porta, Mário Silva perspetivou o encontro frente ao CS Marítimo, agendado para as 17h00 (AZO) de domingo, 4 de setembro. A conferência de imprensa realizou-se na maravilhosa paisagem do Largo Hintze Ribeiro, na cidade da Ribeira Grande, juntos aos Paços do Conselho.

 

• CONFERÊNCIA DE IMPRENSA… DIFERENTE

Muito agradável estar aqui convosco num sítio diferente, tirando um pouco de toda a formalidade que temos na sala de imprensa. É um sítio diferente na ilha de São Miguel, importante para o clube e para as pessoas. Estimularmos as pessoas para que possam gostar ainda mais do Santa Clara – acho que é importante que todas as pessoas da ilha nos apoiassem com força. É o clube mais representativo dos Açores. Esta nossa iniciativa da nossa parte visa um pouco isso, promover outros sítios da ilha. Em termos da necessidade de claro é claro que tem a sua razão de ser: todos necessitamos de vitórias. A equipa com vitórias conseguirá, de certeza absoluta, desenvolver um trabalho ainda melhor. Não vai ser fácil. O Marítimo, à nossa semelhança, começou a época com resultados menos positivos, mas observando o trabalho dele [Vasco Seabra] até agora, não podemos desenvolver o trabalho que realizou junto da sua equipa na época passada. Não existem jogos fáceis nesta competição e que ninguém pense que, pelo facto do Marítimo ter 0 pontos, que vá ser um jogo fácil. Da nossa parte temos também as nossas garantias em termos de rendimento.

 

Não tivemos a força dos resultados positivos para já, mas dizer-vos que estamos otimistas em relação ao que vá acontecer no próximo domingo.

 

Aliviado por fechar o marcado? O grupo fechou, o mercado fechou. Agora, daqui para a frente, é estabilizar e criar todas as condições para que o grupo desenvolva um bom trabalho e nada melhor que uma vitória no próximo jogo. Nada como uma vitória que nos estimule. Estamos todos a necessitar e eu como treinador, como é lógico, vivo de resultados. Apesar dos nossos resultados não terem sido positivos, notei que a equipa sempre quis melhor, mais. Em nenhum dos jogos atiramos a toalha ao chão e é isso que vamos continuar a fazer: evoluir, crescer, entrosar e esperamos que no próximo domingo possamos dar uma boa resposta.

 

• DEFRONTAR O MARÍTIMO

Já nos conhecemos recentemente de um jogo na pré-época, mas muita coisa mudou hoje na nossa equipa. Vai ser mais um jogo competitivo, como todos na Liga. Acredito que se poderão definir jogos destes por pormenores e um por maior deste jogo será o controlo da ansiedade. Acho que quem conseguir melhor a ansiedade e jogar com mais qualidade provavelmente será a equipa que vai vencer. Nem sempre é assim, mas na maioria dos casos sim. E esperamos que possa ser nós. Tem sido difícil e duro, mas tem havido um espírito de sacrífico muito grande para que rapidamente consigamos uma vitória – nestas situações uma vitória pode mudar tudo em relação ao que é o futuro.

 

• MUDANÇAS NA EQUIPA?

Existem dinâmicas que podemos mudar pelos próprios jogadores. Não podemos substituir quem saiu pelas mesmas características, por isso da nossa parte, enquanto treinadores, também está a ser um período de reflexão e como podemos adaptar os novos jogadores à nossa ideia de jogo. E no futuro podemos ter, por exemplo, um Santa Clara a jogar de forma diferente. Nós, treinador, conseguimos ser muito fiéis às nossas ideias de jogo, mas mais do que fiéis a essa ideia temos de ser fiéis solucionarmos o que idealizamos como ideia de jogo consoante as características dos jogadores. Mas muitas vezes, como digo aos jogadores, mais do que a parte técnico-estratégica, é mais importante a nossa alma, o nosso coração, o que podemos colocar no treino e deixar no jogo. O que exijo dos jogadores dentro do nosso ideal é a atitude que eles vão impor no jogo, nas suas ações, e a mentalidade que vão colocar em jogo. Muitas das vezes nós apelamos a isso porque isso sobrepõe-se ao restante. Se tivermos alma, coração, vontade e querer, muitas vezes supera tudo isso. Neste caso, com todas estas alterações, se todos forem para o campo com esse sentimento, acredito que podemos estar sempre mais perto de ter sucesso!

 

O Santa Clara entra em campo diante do CS Marítimo às 17h00 de domingo (AZO), em partida respetiva à 5ª jornada da Liga Portugal bwin.