No jogo da 30ª jornada da Liga NOS diante do Boavista FC, agendado para o próximo sábado dia 1 de maio, os atletas do CD Santa Clara irão envergar camisolas de jogo invulgares. As habituais estampagens com o nome de cada um dos atletas serão substituídas por outras com a inscrição ,uma iniciativa que pretende homenagear todos os açorianos espalhados pelos quatro cantos do globo, forçados a abandonar a região em busca de melhores condições de vida.
As aludidas camisolas serão, posteriormente, leiloadas, revertendo os valores do leilão a favor de várias instituições de solidariedade social, radicadas nas mais diversas comunidades de açorianos espalhadas pelo continente americano. O processo de triagem será efetuado pelos embaixadores do clube na diáspora.
Rui Cordeiro, presidente da SAD do Santa Clara, relevou o caráter premente desta iniciativa, afirmando: ‘Não somos só um projeto das nove ilhas, a diáspora é parte integrante e fundamental do Santa Clara. Era altura de homenagearmos os bravos açorianos que, a muito custo, tiveram de sair da região para proporcionar melhores condições de vida aos seus.’