Os Bravos continuam na Europa!
O CD Santa Clara carimbou o passaporte para a terceira pré-eliminatória da Conference League com uma vitória segura diante do FC Shkupi por 2-0. Uma primeira parte de qualidade bastou para levar de vencida a equipa da Macedónia.
O CD Santa Clara confirmou a superioridade evidenciada na primeira mão da segunda pré-eliminatória com uma vitória segura e sem deixar margem para dúvidas diante de um FC Shkupi sem grandes argumentos para contrariar a qualidade açoriana mas, desta feita, mais afoito no jogo.
O CD Santa Clara entrou a querer mandar na partida e a procurar resolver rápido uma eliminatória que já estava muito bem encaminhada. A equipa procurava a profundidade através de movimentos diagonais de Rui Costa e Carlos Jr, explorando os espaços concedidos por um FC Shkupi que surpreendeu na partida, atuando num esquema de três centrais. Ora, à passagem do minuto 13, eis que surge o primeiro da partida. Triangulação bem feita entre Jean, Lincoln e Carlos e estava inaugurado o marcador. Nota para a assistência milimétrica de Lincoln para o oportunismo habitual de Carlos Jr, que só teria de encostar de cabeça. O Shkupi, em resposta, procurava sair em transições ofensivas rápidas, embora sem grande perigo. Aliás, as poucas ocasiões de perigo que os macedónios obtiveram, surgiram em virtude do aproveitamos de erros dos açorianos.
Na resposta no jogo, novo golo. Desta feita foi Mikel a dilatar o marcador, após nova assistência de… Lincoln, claro está, depois da cobrança de um canto. A fechar a primeira parte, também na cobrança de uma bolada parada, o FC Shkupi fica bem próximo do golo mas Marco, disse presente, após ter sido obrigado a uma estirada difícil.
Se tínhamos visto um Santa Clara impetuoso e dominador na primeira parte, na segunda vimos um Santa Clara mais controlador e inteligente. A equipa procurou gerir os ritmos de jogo, imprimindo um ritmo baixo, procurando evitar incorrer em mais desgaste físico. Do lado do FC Shkupi, via-se uma equipa a procurar aproveitar eventuais falhas da equipa açoriana mas sem grandes efeitos práticos. Até final foram nulos os lances de perigo, de parte a parte.
Vitória que se ajusta ao que se passou dentro das quatro linhas. Exibição clara e inequívoca e uma mais que justa passagem à terceira fase da Conference League. Mais uma história escrita no Desporto açoriano. Na próxima fase, o CD Santa Clara vai defrontar o Olimpija Ljublana da Eslovénia. O primeiro jogo está agendado para a próxima quinta-feira, a partir das 20h, no Estádio de São Miguel.