Dois jogos dentro do mesmo.
Com grande espírito de sacrifício, mas em inferioridade numérica em praticamente todo o 2º tempo, o Santa Clara não conseguiu segurar a vantagem no Bessa.
A primeira deslocação oficial da temporada para o Santa Clara não correu da melhor forma, com derrota (2-1) no Estádio do Bessa Séc. XXI diante do Boavista FC. A formação orientada por Mário Silva esteve a vencer graças a uma obra-prima de Rildo, contudo, na segunda parte, já com menos um elemento, acabou por sofrer a reviravolta no marcador.
O encontro viu-se equilibrado, com ambas as equipas a tentarem de formas distintas: uma aposta na transição por parte dos açorianos – que acaba por resultar num golo – e os nortenhos, naturalmente, a contar com o apoio dos seus adeptos para saírem galvanizados. Ao intervalo fazia a diferença o golo de Rildo que, depois de slalom individual, acabou por trocar as voltas à defesa axadrezada, até ao guarda-redes Rafael Bracalli, e finalizou com enorme categoria para o seu primeiro golo com os Açores ao peito. E que momento inesquecível.
A segunda parte não começaria bem para o Santa Clara, com o segundo cartão amarelo mostrado pelo árbitro Hélder Malheiro a Bruno Almeida, outro dos estreantes absolutos na formação insular. Tentando segurar a vantagem e nunca deixando de atacar e explorar o espaço em profundidade, o Santa Clara acabou por sofrer a reviravolta num breve espaço de tempo, aos 62′ e 66′, graças a tentos de Yusupha e do recém-entrado Martim Tavares.
Até ao final da partida Tassano acabou por receber ordem de expulsão por grande penalidade cometida na reta final do jogo, tendo o Santa Clara terminado com 9 elementos. Mesmo assim, e mesmo à beira do apito final, uma jogada no flanco esquerdo por pouco não resultou no golo do empate, um prémio que seria merecido para uma equipa que, desde o primeiro instante, lutou em busca do resultado num terreno, como se sabe, extremamente complicado para qualquer equipa.
O Santa Clara volta a entrar em campo no sábado, dia 20 de agosto, diante do FC Arouca, no Estádio de São Miguel (14h30 AZO).