Inconformismo.
Sem pontos na bagagem, mas uma tremenda luta até ao apito final.
A visita do Santa Clara ao reduto do Vitória SC mostra que, não havendo vitórias morais no futebol, expõe, de igual modo, que é possível tirar ilações positivas mesmo na derrota. Os Bravos Açorianos lutaram até ao último instante num dos terrenos tradicionalmente mais complicados do campeonato, estando em múltiplas ocasiões perto do empate na cidade berço. A sorte não sorriu à equipa de Mário Silva, contudo, como o próprio indicou na entrevista flash, a equipa parece melhorar cada vez que entra em campo.
A formação açoriana entrou bem na partida, dispondo do mesmo número de ocasiões do adversário (algo que se registou até ao final do encontro) e dividindo a partida, explorando múltiplos momentos de transição. Nesses momentos, e na sequência de alguns lances de bola parada, o Santa Clara esteve perto de atingir a vantagem. Tal não aconteceu, ficando a baliza de Bruno Varela virgem até ao final do encontro. Não terá sido por falta de tentativas.
A segunda parte acabou por ser de má fortuna para os insulares já que Anderson Silva acabaria por estabelecer o resultado final aos 48′, numa altura em que a etapa complementar tinha, praticamente, acabado de começar. Um golpe duro que foi extremamente bem reagido pelo Santa Clara que, dispondo de mais bola e iniciativa do encontro, tentou contrariar os argumentos do adversário. Arriscou e eis que acabou por chegar o golo, embora posteriormente anulado por João Pinheiro e respetivo VAR. O tento teria pertencido a Paulo Henrique, açoriano que, caso o momento fosse validado, estrear-se-ia a marcar esta temporada.
Até ao fim da partida, já com elementos frescos em jogo, o Santa Clara pressionou o adversário e esteve bem perto do golo, sobretudo em lance atabalhoado nos últimos minutos do tempo regularmente. A bola simplesmente parecia não estar destinada a sentir o fundo das redes da baliza a cargo de Bruno Varela. Antes, à entrada do último quarto de hora do encontro, uma clara mão na bola de Bamba ficou por ser analisada nas imagens, sendo lance na grande área vimaranenses que necessitaria de outra atenção na sua análise. Dito e feito, contudo, o Santa Clara não pontua em Guimarães, deixando, ainda assim, uma imagem bastante favorável.
Os açorianos voltam a entrar em campo no sábado, dia 17 de setembro, às 14h30 (AZO), diante do FC Paços de Ferreira, no Estádio de São Miguel.