Criados em 2012, e distribuídos pela primeira vez em 2013, os Prémios “Mérito e Prática Desportiva” viram a sua atribuição interrompida durante o mandato dos Órgãos Sociais do clube designados em outubro de 2018.
O novo Conselho de Administração da Fundação Campo Açores, agora presidido pelo Eng. Dionísio Leite, com enorme esforço tem vindo a reativar a instituição. E é já na sequência de outras atividades levadas a cabo recentemente que, no próximo dia 22 (pelas 17:00, na sede da Rua Comandante Jaime de Sousa), será retomada a atribuição dos prémios “Mérito e Prática Desportiva”. Uma ocasião em que, como também já vinha sendo hábito, serão agraciados os jogadores e ex-jogadores da equipa principal que completaram múltiplos e submúltiplos de 100 jogos envergando a camisola do Santa Clara. A saber: Paulo Henrique, Marco e o ex-atleta Anderson Carvalho.
Na última edição dos “Prémios “Mérito e Prática Desportiva” (fevereiro de 2017), foram distinguidos: Henrique Teixeira e Mateus Machado, do escalão de Benjamins, e Diogo Melo, no escalão de Infantis.
Na mesma ocasião, e por terem completado 300, 250 jogos com a camisa do Santa Clara, foram agraciados respetivamente Pedro Pacheco e Accioly; e com 100 jogos: Hugo Santos, Serginho, Igor e Clemente.
Inicialmente patrocinada pelo “Millennium BCP”, a partir da sua última edição os Prémios “Mérito e Prática Desportiva” da Fundação Campo Açores têm como patrono o Eng. Dionísio Leite.