A Santa Clara Açores, Futebol, SAD. marcou presença nas celebrações da “semana da saúde” da Escola Básica Integrada dos Ginetes.
Dois atletas responderam ao apelo do Serviço de Psicologia da EBI dos Ginetes, no sentido de abordar a importância da saúde física e mental no contexto de alta competição.
Neste sentido, Andrézinho e Ricardinho marcaram presença no anfiteatro da escola e responderam às questões das 110 crianças presentes.
Além da componente pedagógica da iniciativa, houve ainda tempo para várias fotografias e autógrafos, um momento que ficará para sempre marcado na vida destas crianças. A maior explosão de alegria estava guardada para o fim, quando os atletas se ofereceram para participar numa pequena partida de futebol no pavilhão da EBI dos Ginetes. No final, venceram as crianças, venceu a Escola e venceu o Santa Clara, que continua e continuará a associar-se a estas nobres iniciativas.
RICARDINHO:
“Foi uma tarde especial, não só por ver a felicidade dos miúdos devido à nossa presença, mas também pela importância dos temas abordados. A saúde mental é um assunto muito sério e felizmente cada vez mais falado. Qualquer atleta, de qualquer desporto e de qualquer nível de competição, pode sofrer de problemas de saúde mental. É importante que as pessoas saibam que é possível encontrar um conjunto de cuidados pessoais, tratamentos e apoios que ajude a prevenir problemas como ansiedade e depressão.”
ANDRÉZINHO:
“Este tipo de iniciativas são sempre marcantes para as crianças e para nós. Fiquei particularmente impressionado com as questões que nos colocaram, sobre a nossa rotina diária, a forma como nos preparamos para os jogos, mas sobretudo como lidamos com os momentos menos bons. Foi importante abordarmos o assunto da saúde mental porque ninguém está imune a este tipo de problemas e é imperativo que as pessoas saibam que há formas de prevenir esse tipo de problemas, seja em que idade for.”