Vasco Matos fez na manhã desta terça-feira, a antevisão à partida ante do FC Porto, a contar para os quartos de final da Taça de Portugal:
PREPARAÇÃO PARA O JOGO COM O FC PORTO
“O jogo foi preparado da mesma forma que os jogos do campeonato, obviamente que o grande favorito é o FC Porto, temos noção disso, é uma grande equipa com muitos e bons valores individuais e um coletivo muito forte. Nós, tendo em conta aquilo que é a nossa realidade, temos de olhar para dentro, ser muito solidários, temos de trabalhar muito durante o jogo, com muita organização, no fundo aquilo que temos vindo a fazer ao longo da temporada. É um momento para nos desafiarmos internamente, sabendo que do outro lado está uma grande equipa.”
INDICES MOTIVACIONAIS DA EQUIPA:
“É óbvio que é um jogo diferente, Taça de Portugal frente a uma grande equipa como o FC Porto, é normal que haja uma motivação muito grande. Mas isso não nos pode retirar aquilo que é o foco no nosso trabalho, no nosso rigor e naquilo que são as nossas dinâmicas enquanto equipa. Não podemos olhar para isto e pensar que vamos para uma festa, vamos para um jogo onde temos de ser muito competitivos e muito organizados. É um momento importante para nós, porque podemos mostrar aquilo que tem sido o nosso trabalho, mas não podemos olhar para isto de uma forma sem ser aquela que nos tem guiado até aqui, de uma forma muito séria.”
FAVORITISMO DO FC PORTO PODE LIBERTAR A EQUIPA DO SANTA CLARA?
“Nós sabemos que o FC Porto é favorito, mas isso não nos pode tirar aquilo que é a nossa ambição, a nossa forma de estar, isso não nos pode condicionar nem de forma positiva, nem de forma negativa. Percebendo aquilo que é a equipa do FC Porto, ofensivamente muito forte no jogo de corredores, uma equipa que coloca muitos jogadores em zonas de finalização. Defensivamente é uma equipa muito agressiva, que salta com muita gente à frente, com timings de pressão coletiva muito fortes, dão muito pouco tempo aos adversários para pensar e arriscam um pouco nesse momento de pressão. Temos de olhar para estas dinâmicas do FC Porto, porque apesar de olharmos sobretudo para aquilo que é a nossa equipa e o nosso trabalho, temos que perceber aquilo que o adversário faz para podermos interpretar melhor o jogo.
ELOGIOS DE SÉRGIO CONCEIÇÃO À EQUIPA DO SANTA CLARA:
“São palavras elogiosas sobre aquilo que é o nosso trabalho, mas não podemos valorizar muito isso, temos de olhar para dentro e ser muito competitivo. É bom, mas não nos pode adormecer, o que nos alimenta é não é o que vem de fora, é o nosso trabalho e as nossas dinâmicas internas.”
PREOCUPAÇÕES DE SÉRGIO CONCEIÇÃO COM O RELVADO:
“Sobre a questão do relvado, nós não controlamos. O que posso dizer sobre o relvado é que todos os dias vejo os funcionários a trabalhar e a dar o seu melhor para que o mesmo esteja nas melhores condições. As condições climatéricas, nós não controlamos.”
FATOR CASA E CONDIÇÕES ATMOSFÉRICAS DÃO VANTAGEM AO SANTA CLARA?
“Creio que não. Primeiro, não sabemos como vão estar as condições do campo e do outro lado vai estar uma grande equipa que tem de estar preparada para essas situações, sinceramente não vejo vantagem nenhuma nesse sentido. A única vantagem que vejo é o apoio dos nossos adeptos, desde já proveito para apelar a que apareçam em massa pese embora o horário, que não favorece muito o espetáculo, um jogo de Taça, com esta importância, não me parece que seja o horário mais ajustado porque infelizmente vamos ter muita gente que não pode estar presente e isso deixa-nos algo tristes.”
Assista na íntegra à conferência de imprensa: