Fique a par das últimas notícias

X

Quer saber tudo sobre o Santa Clara?

Treinadores do Centenário- Henrique Ben David

Henrique Ben David é um nome marcante para qualquer amante do desporto rei em Portugal. Destacou-se, no Atlético, apesar de ter somado outras paragens, marcando mais de uma centena de golos. O registo fulgurante valeu-lhe uma chamada à seleção nacional, onde marcou quatro golos em apenas seis ocasiões. Uma catastrófica lesão no joelho obrigou-o a interromper a pendurar as chuteiras, mais cedo do que era previsto. Os relvados, esses, permaneceram na sua vida e, pouco depois de ter assinalado o final de carreira, assumiu o cargo de timoneiro do CD Santa Clara, deixando uma indelével marca no futebol nacional e no clube.

 

Cabo Verde na origem

 

Henrique Ben David, 1926, Cabo Verde. É este o mote para a construção de uma incontornável história no futebol nacional. A bola de futebol era a companhia predileta de um homem que, desde cedo, confundira os seus primeiros passos com os toques na bola.  É ao serviço do Mindelense que Ben David começa a dar os primeiros pontapés na bola, os primeiros golos, as primeiras fintas. Ruma a Lisboa no momento em que atinge duas décadas de existência.

 

O nascimento de um goleador 

 

Em 1946, Ben David foi de armas e bagagens para a capital portuguesa. O destino passava por Alcântara, mais em concreto na saudosa CUF, clube onde começou a dar nas vistas para o futebol europeu. Não foram precisos muitos jogos para se perceber que estava diante de um avançado diferente: possante, rápido e, sobretudo, com faro de golo. Tanto assim foi que o Sporting CP se apressou a convidá-lo para fazer parte da comitiva leonina em digressão pelo Brasil. Porém, os acasos da vida levam-no a regressar a Portugal, nomeadamente ao Atlético, onde viria a escrever uma das mais belas páginas da história do futebol português. Foram mais de cem golos que ajudaram a escrever uma carreira formidável.

 

Um inesperado final de carreira

 

Os mais de cem golos ao serviço do Atlético impressionavam e não tardou em chegar o convite para representar a seleção das quinas. Foram seis golos distribuídos por quatro partidas, dois dos quais diante diante de Inglaterra, que lhe permitiram aumentar ainda mais a reputação. Inesperadamente, quando nada fazia prever, uma grave lesão no joelho atira Henrique ao tapete e fá-lo pendurar as chuteiras mais cedo do que aquilo que estava inicialmente previsto. É aí que se abre uma janela que atravessa o atlântico e que nos transporta até aos Açores. Ben David abraçaria, em breve, o cargo de treinador do CD Santa Clara.

 

Mister Ben David

 

1957 marca o ano em que Ben David ingressa no CD Santa Clara e em que se começa a desenhar uma das mais importantes histórias do clube e do futebol açoriano.  Ben David granjeava enorme respeito de todos aqueles que o defrontavam. Para além disso, era um vulto, uma figura que inspirava as mais jovens gerações de atletas e que a isso adicionava um extraordinário conhecimento do jogo. Ora, a partir daí, iniciava-se um ponto de viragem na história do clube. Ben David é um dos grandes obreiros  pela afirmação do clube no panorama desportivo regional, fruto da conquista de vários importantes troféus e também pelo recrutamento e formação de vários jovens valores que mais tarde deixaram a sua marca no futebol regional.