Vem a Santa Clara Açores, Futebol S.A.D pelo presente informar o seguinte:
-Após vários contactos e sensibilizações de variadas entidades, o Moreirense Futebol Clube dirimiu, levianamente, a proposta de adiamento da partida da 2ª jornada da LIGA BWIN, agendada para o próximo domingo, uma decisão avessa aos valores da verdade desportiva, mas, acima de tudo, de completo desprezo sobre um dos bens mais preciosos: saúde pública.
-O Moreirense alega que, na temporada passada, passando por situação semelhante, à passagem da sexta jornada da Liga NOS, também foi a jogo. A verdade é que a memória curta é, infelizmente, uma particularidade no futebol português, tendo os responsáveis do Moreirense obliterado, deliberada e convenientemente, o adiamento do jogo da sétima jornada da Liga NOS (20-21), quando a equipa se encontrava com um surto de covid.
-Outrossim, também foi esquecido que, à data, na sexta jornada da prova, o Moreirense tinha 16 atletas disponíveis para ir a jogo, sem necessidade de gestão de esforço físico, visto que a equipa só participou no campeonato e Taça de Portugal. Ora, à data de hoje, e num período bastante mais curto, o CD Santa Clara soma seis jogos, aos quais soma um natural desgaste provocado pelas dezenas de horas de viagens.
-Atente-se, assim, ao atarantado e falacioso argumento apresentado: o Moreirense tinha, na época passada, 16 atletas para uma competição. O CD Santa Clara tem 14 atletas para três, uma destas representando o país na Europa do futebol (Conference League), algo que, infelizmente, não recolhe qualquer tipo de atenção por parte dos dirigentes do Moreirense.
-Esta decisão não só viola os valores primevos do campeonato português, que não raras vezes nos orgulhamos de propalar, como também atropela os valores da saúde e da segurança, em detrimento da ânsia desmedida da obtenção de resultados desportivos, de forma negligente e sôfrega.
-Felizmente, o CD Santa Clara tem o discernimento necessário para não confundir as pessoas, com as instituições. Ao contrário da lógica beligerante, predicado de outros, respeitamos e respeitaremos sempre o Moreirense FC, fazendo votos de que a temporada que agora decorre seja profícua em realizações e vitórias.
-Aproveitamos ainda para fazer votos de uma rápida recuperação a todos os atletas, dirigentes e staff infetados com COVID19, manifestando ainda a nossa confiança nos 14 bravos açorianos disponíveis para ir a jogo.