História

Época de Recordes

2019

Veni, vidi, vici. 2019 é sinónimo de recordes e conquistas para o CD Santa Clara. Na época de regresso ao primeiro escalão do futebol nacional, o CD Santa Clara atinge o céu. Melhor classificação de sempre na 1ª Liga- 10º lugar e máximo de pontos- 42.

Subida de Divisão

2018

6 de Maio de 2018, Estádio de São Miguel a rebentar pelas ‘costuras’. Quinze anos depois… cumpre-se o sonho. O CD Santa Clara volta a figurar no primeiro escalão do futebol nacional, o seu devido lugar.

Presidência do Clube e SAD

2015

Rui Miguel Melo Cordeiro torna-se presidente do clube e da SAD do Santa Clara. No mandato do atual presidente constaram as premissas do equilíbrio financeiro, da recuperação da identidade, sustentabilidade e do prestígio do clube.

Criação da SAD

2010

Em 2010, o Clube Desportivo Santa Clara dá um passo importante para a sua subsistência, criando uma Sociedade Anónima Desportiva (SAD). Aliviar os problemas financeiros e amortizar a dívida do clube, eram as lacunas a suprir.

Épocas tempestuosas

2003

Depois da descida de divisão, o CD Santa Clara passa por um período intermitente na sua história. Foram várias as vezes em que o regresso à Iª Liga esteve iminente mas foram mais ainda as vezes em que o clube claudicou, chegando a estar próximo de nova descida de divisão. Uma longa travessia no ‘deserto’ que só viria a terminar em 2018.

A Primeira Liga

2000

Do sonho, à realidade. O CD Santa Clara estreia-se no escalão maior do futebol nacional. Um marco histórico para o clube e para os Açores.

Estreia nas ligas profissionais

1999

Novo ano e novos êxitos também. O CD Santa Clara conseguia assim uma inédita segunda subida consecutiva. Deus quer, o Homem sonha, o Açoriano faz. Era a subida à 1ª Liga de Futebol.

Campeão Nacional da Segunda Divisão "B"

1998

Depois de uma época brilhante, o CD Santa Clara conquista o primeiro campeonato da II Divisão ‘B’ Nacional, alcançando, consequentemente, a primeira subida à IIª Liga.

A estreia na II Divisão-Zona Sul

1987

Quase uma década depois, o CD Santa Clara sobe novo degrau competitivo. Era o início da afirmação do clube no panorama do futebol nacional.

A estreia no campeonato nacional

1979

Dá-se a estreia do CD Santa Clara no campeonato nacional de futebol-IIIª Divisão.

Taça dos Campeões Açorianos

1969

A tão desejada Taça dos Campeões Açorianos surge pela primeira vez. Fez-se história, novamente.

O início da Hegemonia

1930

De 1930 até 1937, o CD Santa Clara inicia um trajeto de excelência no futebol micaelense. Foram sete campeonatos conquistados de forma consecutiva.

O Primeiro Troféu

1923

O Primeiro troféu do CD Santa Clara surge em 1923. A ‘Boneca’, o primeiro campeonato de São Miguel da história do clube. Começava aqui uma era de conquistas.

A Fundação

1921

A 31 de Janeiro de 1921 nasce o CD Santa Clara com o objetivo de unir a história dos dois ‘Santa Clara’: o Santa Clara Foot-ball Club e o Clube Desportivo Santa Clara.