Esta é por natureza uma altura propícia a reflexão. É também um momento de especial união. Com ela arranco esta mensagem e com ela terminarei.
2023 foi um ano marcante por vários cenários. Caímos, mas nunca desistimos. Seguimos aqui, a lutar por vós, caros sócios e adeptos do Santa Clara.
Em contraciclo com a concorrência, investimos ainda mais. Ajustámos a equipa principal com o objetivo de voltar ao lugar que merecemos, e começámos a fazer história, criando uma equipa Sub-23 para competir na Liga Revelação – esta é, inclusive, a única equipa açoriana a disputar uma prova nacional sem qualquer apoio governamental. Aos Sub-23 aliámos uma equipa B e estamos a estimular o futebol de formação nos Açores como nunca antes visto.
Demos também o pontapé de saída naquele que, acreditamos, será um marco na história do Santa Clara e dos Açores: o nosso Centro de Treinos. Este novo palco será em breve não só o nosso refúgio, mas também a incubadora do sucesso.
Ali, está o presente e o futuro do Santa Clara. Mas estão muitos outros fatores, como a criação de emprego, o estímulo à economia local e, claro, o surgimento de uma base sem igual nos Açores.
E se em 2023 arrancámos a longa caminhada para o que esperamos terminar com um sorriso no novo ano, sabemos que o trajeto até lá será duro. Não o digo com leveza. É, de facto, muito difícil esta luta pela subida de divisão e desengane-se o sócio ou adepto que pense o contrário.
Não houve, nem haverá, uma única batalha fácil. Mas o povo açoriano é, por natureza, forjado a resiliência. Habituou-se a superar a adversidade e é isso mesmo que aqui prometemos: ninguém vai virar as costas à luta. Ninguém deixará de acreditar se o momento for de superação. Já o provámos este ano e vamos continuar nesse trilho.
2024 aproxima-se em alta velocidade e todos queremos que seja um ano de conquistas. Conquistas maiores, mais singelas, mas sempre de conquistas. Conquistas diárias, conquistas no final da presente época. É para isso que tanto trabalhamos e tanto continuaremos a trabalhar. Por si, caro sócio, caro adepto.
O elo para tudo isto só é possível, porém, com união. Acreditem que só assim, com o vosso apoio, a vossa crença, seremos capazes de vencer cada adversidade. É também com este espírito que assinamos juntos esta mensagem. Por isso, vamos juntos. Nós, o Santa Clara! Nós, os Açores!
Feliz Natal e um grande 2024!
Bruno Vicintin
Ricardo Pacheco