Vasco Matos fez a antevisão à partida ante do FC Porto, marcado para esta sexta-feira, às 16horas, no Estádio de São Miguel.
ESTADO DE ESPÍRITO DA EQUIPA E APELO AOS ADEPTOS:
“A equipa está feliz, as coisas correram muito bem na última jornada, mas temos a noção de que foram só três pontos. Se pensarmos que ganhámos mais do que três pontos não é bom, por isso temos que manter os pés bem assentes no chão, sabemos bem qual é o nosso caminho e o nosso foco. Em relação ao horário do jogo, não quero tecer muito comentários sobre isso. Espero, sim, uma casa cheia, um apoio forte dos nossos adeptos. Queremos continuar como acabámos na temporada passada, a caminhar juntos, porque com o apoio deles somos uma equipa mais forte. Queremos proporcionar um bom espetáculo de futebol e com as bancadas cheias, acho que toda gente fica mais satisfeita.”
RECEBER O FC PORTO LOGO NA 2ª JORNADA ALIVIA OU IMPLICA MAIS PRESSÃO?
“O que nos guia não são os nossos adversários, é o nosso trabalho. Sabemos que temos que defrontar todos os adversários e temos noção que os candidatos ao título são equipas mais fortes, mas isso também nos desafia e motiva mais. Temos que encarar os jogos da mesma forma, com todo o cuidado e com todo o rigor, olhando muito para dentro.”
FC PORTO MUITO DIFERENTE?
“O FC Porto é sempre uma equipa muito forte, e não podemos esquecer o trabalho realizado pelo seu antigo treinador, Sérgio Conceição, que fez um excelente trabalho ao longo dos últimos anos, é o treinador mais titulado da história do clube. Acho que este FC Porto ainda tem um selo de qualidade do seu trabalho e não acredito que esteja mais fraco, pode ter umas nuances diferentes mas continua a ser uma equipa muito forte.”
SANTA CLARA A DEFENDER MAIS?
“Nós preparamos todos os momentos do jogo, no último tivemos mais de 60% de posse de bola, e como eu digo sempre, nós queremos ser dominadores com bola e defender o adversário também com bola, obviamente que o jogo depois vai ditar coisas muito diferentes e temos que nos preparar para todos os cenários. Já estamos a trabalhar há mais de um ano e temos esses vários momentos bem identificados.”
SANTA CLARA COM PROCESSOS MAIS CIMENTADOS DO QUE O FC PORTO?
“Vantagem em relação a este jogo penso que não porque vamos encontrar um adversário com muita qualidade. Obviamente que a nossa equipa, com este tempo de trabalho, a nossa ideia, os nossos processos, os movimentos com e sem bola estão muito bem assimilados, isso aí é uma vantagem interna. Quando abraçámos esta ideia, foi há um ano atrás, agora subimos um patamar, temos adversários com muito mais qualidade, mas é como eu digo sempre, temos que olhar para dentro e melhorar todos os dias. Com este tipo de adversários temos que estar no nosso melhor e no nosso limite.”
TRABALHO MENTAL:
“É um trabalho que tem sido feito desde que chegámos, é muito importante. O ano passado foi um ano muito desgastante, porque estivemos a temporada quase toda em primeiro lugar e com um objetivo claro e isso provocou um enorme desgaste. Agora, na I Liga, o equilíbrio emocional continua a ser muito importante porque vamos ter mais adversidade, e temos que saber ultrapassar esses momentos. A motivação para estes jogos já lá está, agora temos que ter humildade, muito foco naquilo que temos que fazer, não vamos para uma festa, vamos para ser competitivos.”
Assista na íntegra à conferência de antevisão: