O Santa Clara foi distinguido com o prémio de Responsabilidade Social do mês de Junho, pela ação “Ajudar quem ajuda”. O referido prémio foi atribuído pelo Conselho de Administração da Fundação do Futebol.
No último jogo da temporada 2023/2024, em que os encarnados se sagraram campeões da Liga Portugal SABSEG, o Santa Clara reverteu a receita total da bilheteira a favor dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, autênticos heróis no combate ao incêndio que deflagrou no Hospital do Divino Espírito Santo, no dia 4 de Maio de 2024.
Os sócios e adeptos do Santa Clara compareceram em massa e permitiram arrecadar seis mil euros para uma causa tão nobre quanto esta.
O momento também seria assinalado com um minuto de aplausos antes do jogo, e com um pontapé de saída simbólico por parte de um dos heróis que esteve presente no incêndio.
Esta é mais uma prova daquilo que tem sido e continuará a ser um dos grandes desígnios do Santa Clara: estar na linha da frente ao serviço das grandes causas sociais.